Adaptação na Escola

A Escola é o lugar onde a criança entra em contato com outras crianças, ouve balbucios e choros que não são os próprios, começa a brincar com outros e fica nas mãos de uma pessoa que não é sua mãe.

Tudo isso é o que se chama socialização, de grande importância para o seu filho. É através da socialização (coletividade) que podemos favorecer progressos gerais da criança (como por exemplo: na autonomia, brincadeiras, habilidades motoras, etc.).

A inserção neste ambiente coletivo trata-se da entrada em um mundo desconhecido. E para a criança, bem como para todos que pertencem a seu mundo, é um momento de mudança de rotina, ou seja, um “período de adaptação”. Entendemos que sua adaptação é necessária para todos e, por isso, precisamos ter uma atenção especial a este período. Assim, vimos à necessidade de passar algumas dicas para que todos se acostumem mais facilmente a esta nova realidade.

DICAS

-Neste período, evite trocas recentes e bruscas (quarto, residência, retirar fraldas ou chupeta).

-Se a criança tem um “paninho”, chupeta bichinho que sempre a acompanha, lembre-se de colocá-lo em sua mochila. Esse objeto fará companhia a ela durante a ausência dos pais.

-Durante o trajeto para a Escola, lembre-lhe os nomes de alguns coleguinhas e adultos que a criança encontrará. Isso dará a ela referências estáveis e tranqüilizadoras, e também pode ser feito em momentos de convivência com a família. Além de tudo, proporciona trocas agradáveis para a criança. No trajeto, você também pode cantar e conversar com ela.

-Para transmitir eventuais recomendações use sempre á agenda. Ela é um importante elo entre Família e Escola.

-Evite despedidas longas. É importantíssimo que se despeça dando um beijo, dizendo que irá trabalhar e que mais tarde irá buscá-la.

-Evite ficar tenso diante da criança. Por ter que começar o dia a todo o vapor, faça do momento de levá-la para a escola uma oportunidade de convivência. Para sentir-se segura, ela precisa de alguns momentos de calma com você, por isso, deixe para “ligar os motores” depois, e nunca antes, pois a mensagem que fica para a criança “é que ela é um fardo”.

-Rotinas novas estão sendo estabelecidas, portanto, a Escola tem horários precisos que você deve respeitar. Deixe a criança no horário correto e nessa primeira semana procure busca-la 30 minutos antes do horário final do expediente, pois atrasos geram muita ansiedade neste primeiro momento.

-Uma reação muito comum nesse período é o choro. Diante deste, não menospreze e não compare, apenas tente acalenta-la, dizendo que irá buscá-la daqui a algumas horas e que precisa trabalhar, enquanto isso ela irá brincar com os amigos. Fale sem infantilizar, mas na linguagem acessível à criança.

“MOMENTOS DE SEPARAÇÃO E ABERTURA SÃO INDISPENSÁVEIS PARA A FUTURA AUTONOMIA DA SUA CRIANÇA”